terça-feira, 5 de junho de 2012

PRESENÇA REAL

Temos a graça de uma igreja rica em solenidades e dias santos que nos trazem um pouco do céu e nos deixam com vontade de viver essa alegria verdadeira todos os dias. 
Aproxima a festa de "Corpus Christ", ou seja festa do Corpo de Cristo. A necessidade de uma festa para gloria da presença real de Jesus entre nos, se dá a muito tempo através de religiosas (em especial Irmã Juliana), e alguns bispos e padres da Bélgica no ano de 1246. Dessa época a festa foi introduzida em algumas dioceses mas ainda havia o desejo de que essa devoção acontecesse a nível mundial.
O Papa Urbano IV, naquela época, tinha a corte em Orvieto, um pouco ao norte de Roma. Muito perto desta localidade está Bolsena, onde em 1263 ou 1264 aconteceu o Milagre de Bolsena: um sacerdote que celebrava a Santa Missa teve dúvidas de que a Consagração fosse algo real, no momento de partir a Sagrada Forma, viu sair dela sangue do qual foi se empapando em seguida o corporal. A venerada relíquia foi levada em procissão a Orvieto em 19 junho de 1264. 
O Santo Padre movido pelo prodígio, e a petição de vários bispos, faz com que se estenda a festa do Corpus Christi a toda a Igreja por meio da bula "Transiturus" de 8 setembro do mesmo ano, fixando-a para a quinta-feira depois da oitava de Pentecostes e outorgando muitas indulgências a todos que assistirem a Santa Missa e o ofício que foi composto por São Tomás de Aquino (adoro te devote).
Já a procissão é fruto da tradição popular, porém estas procissões foram dotadas de indulgências pelos Papas Martinho V e Eugênio IV, e se fizeram bastante comuns a partir do século XIV. 
Essa festa tão importante para nós cristãos, nos leva a compreender o que disse Jesus aos discípulos: "Eis que estou convosco, até o fim dos tempos (Mat. 28,20). Não estará, nem esteve: está conosco! E podemos desfrutar da sua companhia real adorando-o no sacrário; além de podermos participar de vigílias, e momentos de adoração. Esse amor é tão imenso que quis permanecer entre nos, se fazendo pequeno, para entrar no nosso coração e construir lá sua morada. São Tomás de Aquino diz que o efeito da Eucaristia é no fundo a transformação do ser humano em Deus.
Vamos pedir a Jesus, nos faça dignos de que Ele entre em nosso ser e que nosso amor a eucaristia aumente a cada dia, para que o pecado não nos afaste da graça que é Te-lo. Rezemos assim como no Salmo 51,12 : "Criai em mim, ó Deus um coração puro e fazei nascer em mim um espírito firme."

Um comentário:

  1. "Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos". (Jo 6,53)

    ResponderExcluir